Já começou a

1ª Fase do projeto!
Participa para melhorar a qualidade do ar!

Participar

Sobre

O LisbonAirQuality tem como objectivo recolher e analisar as opiniões dos cidadãos sobre a qualidade do ar da cidade de Lisboa. A inciativa está integrada no projeto piloto “Co-Deciding Europe: Civic Tech for Good Governance and Active Citizenship!“, que tem como objetivo o envolvimento dos cidadãos na formulação de políticas públicas através da participação e democracia digital. O LisbonAirQuality tem como base uma metodologia dividida em quatro fases: mapeamento dos problemas; escuta de ideias para a resolução dos problemas; seleção de ideias; e formulação de políticas públicas.

Objetivos

OBJECTIVO 1
Obtenção de opiniões dos cidadãos sobre a qualidade do ar na cidade de Lisboa, através de uma metodologia universalmente aplicável para a avaliação de experiências de participação eletrónica.

OBJECTIVO 2
Recolha de soluções para os problemas identificados a partir de uma escuta social ética, assente em big data e proteção da privacidade.

OBJECTIVO 3
Contribuir para o reforço da democracia solicitando a opinião dos cidadãos sobre o tema.

OBJECTIVO 4
Formulação de políticas públicas sobre a qualidade do ar.

Fases do projeto

1a Fase
janeiro - março 2022

Mapeamento de problemas

Processo de crowdsourcing composto por perguntas amplas aos cidadãos, com o objetivo de obter o máximo possível de opiniões sobre a ‘qualidade do ar’ através de um processo inclusivo e simples.

Inscrever
2a Fase
março - junho 2022

Resolução de problemas

Assim que a Fase 1 for concluida, a Fase 2 começará desta vez para recolher soluções dos cidadãos para os problemas de ‘qualidade do ar’ apresentados na Fase 1.

3a Fase
junho - setembro 2022

Seleção de ideias

Na Fase 3 os cidadãos serão solicitados a avaliar as soluções propostas na Fase 2. Isso será feito por meio de um sistema de classificação e comparação para destacar as ideias mais populares entre os cidadãos.

4a Fase
setembro - dezembro 2022

Formulação de políticas

A Fase 4 será sobre a formulação de proposta de política - por exemplo, para criar impacto numa política específica da UE sobre a "qualidade do ar" ou fazer recomendações para uma futura política da UE que ocorrerá somente após o processo de crowdsourcing. Os parceiros trabalharão juntos para antecipar onde as contribuições dos cidadãos podem contribuir para a Fase 4.

Expectativas do projeto

Conseguir a troca de aprendizagens e know-how ao longo do projeto através de uma série de eventos, debates e cursos online.


Fortalecimento da cultura democrática e consciência cívica através do desenvolvimento de um novo modelo deliberativo-colaborativo.


Cooperação reforçada e melhor conhecimento e compreensão mútuos entre os estados, doadores e beneficiários.