Envolve-te!
Vem conhecer o Co-Deciding Europe, vamos falar da qualidade do ar.
Vê aqui o vídeo do evento
Programa do evento
Biografia
Luis Cordeiro é o diretor técnico da OneSource. É mestre em Comunicações e Telemática pela Universidade de Coimbra e possui uma vasta experiência nas áreas de Comunicação de Dados, Segurança, Gestão de Infraestruturas e Virtualização. Possui várias publicações em revistas, capítulos de livros e conferências.
Desde 2015 está envolvido em diversos projetos de processos participativos, onde se concentra na implementação e avaliação de mecanismos de participação eletrónica (fisico vs virtual). Ele foi o coordenador técnico do projeto de investigação europeu EMPATIA (https://empatia-project.eu/) e responsável pela plataforma de código aberto EMPATIA. Nos últimos anos participou e apoiou mais de 50 processos participativos em Portugal e na Europa.
Biografia
Bence Ságvári é Pesquisador Sénior do Centro de Ciências Sociais e atua como chefe do Departamento de Pesquisa em Ciências Sociais Computacionais do CSS-Recens. É também professor associado da Universidade Corvinus de Budapeste. Recebeu o seu Ph.D em sociologia na ELTE University em 2011.
Desde 2011, é o coordenador nacional húngaro do European Social Survey (ESS), um dos maiores inquéritos sociais comparativos transnacionais do mundo.
Em 2014/15, foi professor visitante na Indiana University, Bloomington (EUA). Tem sido representado como o parceiro húngaro em vários projetos de pesquisas comparativas transnacionais, como EU Kids Online (EUKO) ou World Internet Project (WIP).
Anteriormente, foi membro do Pool of European Youth Researchers (PEYR), trabalhando para a Parceria Juvenil UE / CoE. É o investigador principal do projeto CODE Europe, um projeto de crowdsourcing transnacional de três anos sobre qualidade do ar financiado pelo EEA and Norway Grants Fund for Regional Cooperation.
Biografia
Desde 2003 a serviço da Câmara Municipal de Lisboa, o Sr. Ricardo Pita é Administrador Sénior nas áreas de Comunicação Corporativa e Relações Públicas, quando desenvolveu a sua actividade principal durante o processo de Simplificação e Modernização Administrativa na Divisão de Relacionamento com o Cidadão.
O Sr. Ricardo Pita trabalhou principalmente na Mesa da Iniciativa Lisboa, (no que diz respeito ao relacionamento com empresas e investidores em Lisboa), bem como na Mesa de Urbanismo, onde trabalhou com licenciamento urbano.
Em 2019, o Sr. Ricardo Pita recebeu um novo desafio na Cidade de Almada onde ocupou os cargos de Chefe de Protocolo e Relações Internacionais e Chefe de Informação, Comunicação e Imagem, chefiando e coordenando a equipa de imprensa e também a equipa de criação.
No final de 2020, o Sr. Ricardo Pita regressa a Lisboa onde ocupa o cargo de Head of Participation.
Biografia
Licenciado em Engenharia do Ambiente em 2001, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Nessa mesma instituição, desenvolveu a actividade de bolseiro de investigação num projecto europeu na área da economia ambiental.
Iniciou a sua actividade profissional na Câmara Municipal de Lisboa em 2002, onde trabalha na área do controlo ambiental.
Faz parte da equipa responsável pelo mapa de ruído da cidade de Lisboa, tendo participado na preparação do mapa de ruído que fazia parte do Plano Director Municipal e na preparação do mapa estratégico de ruído e do Plano de Acção de Ruído para a cidade de Lisboa.
Faz parte do Laboratório de Ensaios Acústicos da CML, sendo atualmente o Diretor Técnico substituto. Desde 2020, representa a cidade de Lisboa na rede C40 na área da Qualidade do Ar e na rede Eurocities nos Grupos de Trabalho de Ruído e Qualidade do Ar.
Desde 2020 faz parte da equipa que implementou a rede de sensores ambientais na cidade de Lisboa.
Biografia
Licenciada em Engenharia Mecânica, Mestre em Engenharia e Gestão de Tecnologia e Doutora em Engenharia e Gestão Industrial, pelo Instituto Superior Técnico. Exerceu a sua atividade profissional na área das energias renováveis e eficiência energética, maioritariamente no setor privado. Foi presidente da APISOLAR, Associação Portuguesa da Indústria Solar, e consultora externa da ADENE, Agência de Energia de Portugal. Atualmente é Diretora Técnica e Financeira da Lisboa E-Nova, Agência de Energia e Ambiente de Lisboa, e membro do Conselho Científico do Centre for Innovation, Technology and Policy Research, do Instituto Superior Técnico.
Biografia
Giovanni Allegretti é licenciado em Arquitetura e Doutorado em Planeamento Urbano, Territorial e Ambiental. É investigador sénior do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, onde co-coordena o curso doutoral "Democracia no seculo XXI". As suas áreas principais de pesquisa incluem a participação dos cidadãos na gestão das transformações territoriais e nos Orçamentos Participativos municipais (Europa, América Latina, Asia e África) e o tema das Redes de Cidades no cenário internacional.
Coordenador internacional dos projetos "EMPATIA" (2016-2018) e “PHOENIX” (2022-2026) financiados pelo Horizonte 2020 sobre plataformas para a participação e participação cidadã na implementação do Pacto Ecológico Europeu, de 2014 até 2019 foi co-coordenador da Autoridade para a Garantia e a Promoção da Participação da Região de Toscana (Itália). Atualmente também coordena as unidades de pesquisa portuguesas dos projetos "Inova Juntos" (com a Confederação de Municípios do Brasil), “PRODEMO” (sobre participação politica dos cidadão Europeus em mobilidade), e “PLUS-Platform Labor in Urban Spaces” (sobre a economia das plataformas).
Biografia
Roberto Falanga, mestre em psicologia e Doutor em Sociologia, é investigador no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. A sua investigação desenvolve-se em torno dos temas da participação cívica na formulação e implementação de políticas públicas É membro de redes e projetos nacionais e internacionais, e colabora com diversas entidades públicas no planeamento e avaliação de iniciativas participativas.
Biografia
Domingos Rodrigues has a degree in Geology and a PhD in Natural hazards and urban planning.
Professor in Civil Engineering and Geology Department at Madeira University Elected Councilor Funchal City Hall for the 201317 mandate, responsible for urban planning, urban mobility, civil protection and participatory democracy departments.
Working among others research areas in natural hazards and citizen involvement in political decision, civil protection, participatory budgeting and urban planning.
Currently working in the project INTERREG Atlantic Area AGEO - platform for geohazard risk management. AGEO launched Citizens’ Observatory pilots in Northern Ireland, France Spain, and Portugal
Biografia
Elisa Lironi é a Gerente Sénior de Democracia Europeia, trabalhando no Serviço de Ação do Cidadão Europeu (ECAS) desde 2015. Desenvolve e lidera a área de foco da Democracia Europeia da ECAS implementando projetos da UE e estudos de pesquisa relacionados à Democracia Digital, Compreensão do Populismo e Envolvimento Cívico. É a especialista em democracia digital da ECAS e tem gerenciado vários projetos sobre este assunto em diferentes programas da UE, incluindo Erasmus +, REC, Europe For Citizens e Horizon2020. Atualmente, é gerente de projeto do CODE Europe - um projeto transnacional de Crowdsourcing de qualidade do ar financiado pelo EEA and Norway Grants Fund for Regional Cooperation.
Desde 2018, é a Especialista em ECI do Fórum da Iniciativa de Cidadãos Europeus e parte da equipa que trabalha com o Secretariado-Geral da Comissão Europeia no desenvolvimento e implementação desta plataforma colaborativa online. Também conduz pesquisas especificamente sobre práticas de e-participação na Europa e publicou recentemente um capítulo de livro sobre “Crowdsourcing Legislação da UE: Aproveitando o Poder da Democracia Digital” (2021). As suas publicações incluem também "Aproveitando as ferramentas digitais para revitalizar a democracia europeia" para a Carnegie Europe (2018), "Consultas públicas da UE sobre a era digital: Reforçar o papel do CESE e das organizações da sociedade civil" (2017) para o CESE e o "Potencial e Desafios da E-Participação na UE ”(2016) para o Parlamento Europeu.
Biografia
Kristina Reinsalu helps central and local governments and civil society organizations to understand:
- How ICT influences the everyday political and societal practices of citizens and society as a whole?
- How governments should respond to expectations and demands of citizens to act not as clients but as partners?
- How to make decision-making processes transparent and participative and what is the added value it brings?
As a Programme Director of e-Democracy at the e-Governance Academy, she leads the ideation, planning, implementation, and monitoring of several local, national, and international projects on digital engagement and open governance and how ICT support these processes. Her passion is local democracy, as she sees it as a testbed for democracy innovations. Her most recent projects focus on how to measure the impact of e-participation initiatives and how cities, when engaging citizens become more resilient in facing green deal challenges.
Kristina holds an MA in Public Relations and a PhD in Media and Communications. She is an internationally acknowledged public speaker on digital engagement and her articles have been published in various international scientific journals and newspapers. Kristina speaks Estonian, English, Spanish, Russian and some German.
Biografia
Paul Isaris is a graduate of the Department of Computer Science of the Technological Educational Institute of Athens.
He has more than 7 years of professional experience in a plethora of software engineering and project management roles in technology startups, EU projects, NGOs, and open-source projects, as well as teaching.
An agile engineering advocate with extensive experience in leading multidisciplinary teams, building successful technology products and platforms.
As a Senior Software Engineer at SciFY, Paul has
- participated in the design and implementation of SciFY’s open-source web and mobile projects.
- helped SciFY successfully participate in 10 E.U projects (Horizon 2020, Erasmus+, Europe For Citizens).
- helped 2 start-ups build their Minimum Viable Product using agile methodologies, staff, and organize their I.T. departments.
- taught programming to more than 100 kids and teenagers.